MENSAGEM À ETERNA MESTRA, PROFa. MARIA EULÁLIA - 23/09/2016

 Em 2013, quando a Profa. Maria Eulália Cantalice completou 100 Anos de Vida, fui a sua casa para fotografá-la, pois ela seria Homenageada pelo Colégio da Luz. Chegando lá, por volta das 14h, Dona Maria estava pronta para sair. Um táxi a esperava na porta. A Profa. Maria Eulália Cantalice, estava se dirigindo à Escola de Comércio Santo Antonio (também chamada de Colégio GEO). Lá, Dona Maria, no período da tarde, continuava a dar o seu expediente na Secretaria. Pedi licença e fiz essa foto.

No Colégio Nossa Senhora da Luz, Dona Maria Eulália foi Professora de Português de milhares de pessoas. Foi com ela que eu tomei gosto pelo ofício de escrever. Aquelas paisagens em cartazes coloridos que ela colocava à nossa frente para que nos inspirássemos e fizéssemos as nossas Redações, era o que eu mais gostava de fazer em sala de aula. As aulas de Análise Sintática eram um desafio...

Eu, minha família e quase toda Guarabira, recebemos os ensinamentos da Língua Pátria transmitidos com amor, vocação, simplicidade e perseverança por meio da MESTRA MARIA EULÁLIA CANTALICE. Também no Colégio da Luz, no inicio dos Anos 80, D. Maria Eulália foi Secretária Geral, compondo a Equipe de ilustres Professoras que deram continuidade ao nosso amado Colégio da Luz. No último dia 06 de setembro/2016, no Desfile Cívico dos 80 Anos do Colégio Nossa Sra. da Luz, essas Professoras foram homenageadas, junto às Irmãs de Sta. Catarina de Sena. Estavam lá: Profa. Célia Barreto, Profa. Madalena Gomes, o Sr. João Enóbio de Lima (representando sua esposa, a Educadora Detinha Diôgo, in memoriam) e a Profa. Maria do Livramento, irmã da Profa. Maria Eulália Cantalice, que já muito doente, não pode estar presente.

A saudade nos invade, mas a certeza de que lá no Céu, grandes Mestras, como a Profa. Maria da Piedade, Profa. Socorro Amorim e Profa. Detinha Diôgo estão acolhendo a chegada da MAIOR de todas elas, nossa eterna 'Professorinha Maria Eulália Cantalice', conforta os nossos corações. GUARABIRA AGRADECE POR TUDO QUE A SENHORA NOS ENSINOU, AMADA MESTRA MARIA EULÁLIA CANTALICE.

(Rosana Diôgo de Lima e todos os que fazem o Colégio Nossa Senhora da Luz - Guarabira, 23 de setembro de 2016)