COLÉGIO DA LUZ - MATRÍCULAS 2019 ABERTAS! - 15/11/2018

COLÉGIO DA LUZ - MATRÍCULAS 2019 ABERTAS!

PROGRAMA LIV

Programa LIV acontece dentro da nossa GRADE CURRICULAR, uma vez por semana, contribuindo para a formação de um(a) cidadão(ã) mais completo(a) para os desafios do Século XXI. Os nossos materiais promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”.

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Nestes Níveis de Ensino trabalhamos a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Ensino Fundamental II

Neste Nível de Ensino trabalhamos as HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS. O Currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades principais. São elas: PERSEVERANÇA, CRIATIVIDADE, COMUNICAÇÃO, PROATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO e COLABORAÇÃO.

Neste Nível de Ensino trabalhamos as

ESCOLHAS E O PROTAGONISMO.

Apostamos no Protagonismo dos alunos e abrimos espaço para uma reflexão sobre suas escolhas:

PESSOAIS (Padrões de beleza; Família; Adolescência; Crises existenciais; Amizades e Tribos; Preconceitos)

PROFISSIONAIS (Eu comigo mesmo; Legado familiar; Pesquisa de Profissões; Posso arriscar?; Condição Social e Entrevistas com Profissionais)

PROGRAMA ZOOM

Trabalha as seguintes COMPETÊNCIAS

Dentro da GRADE CURRICULAR

Educação Infantil (Aula semanal)

> VOLUME 1 (Crianças de 3 anos

CONJUNTO FAZENDA

CONJUNTO EMOÇÕES

> VOLUME 2 (Crianças de 4 anos

CONJUNTO TUBOS E EXPERIMENTOS

CONJUNTO ANIMAIS SELVAGENS

> VOLUME 3 (Crianças de 5 anos

CONJUNTO MÁQUINAS TECNOLÓGICAS

CONJUNTO CIDADE

Todos com o ESTOJO FAMÍLIA (com Fichas de Aprendizagem; Manual do Responsável; Fichas do Brincando em Casa; Tabela de desenvolvimento infantil e QR Code)

Ensino Fundamental I  (Aula semanal)

Para todas as séries virá MATERIAL IMPRESSO com PROJETOS, que irão explorar as fases: CONECTAR, CONSTRUIR, ANALISAR e SITUAÇÃO PROBLEMA.

> 1º e 2º ano

CONJUNTO MÁQUINAS SIMPLES (explorando princípios mecânicos básicos, tais como engrenagens, alavancas, polias, rodas e eixos).

>  3º ao 5º ano

CONJUNTO MÁQUINAS SIMPLES

CONJUNTO MÁQUINAS MOTORIZADAS

(WeDo 2.0, explorando máquinas e mecanismos com montagem que envolvem conteúdos de Tecnologia, Ciências e Matemática, dando início à aprendizagem de Robótica).

Ensino Fundamental II – De forma opcional, dentro do Horário Complementar. Uma Aula semanal.

Para todas as séries virá MATERIAL IMPRESSO com PROJETOS, que irão explorar as fases CONECTAR, CONSTRUIR, ANALISAR e SITUAÇÃO PROBLEMA.

> 6º ao 9º ano

CONJUNTO LEGO MINDSTORMS EDUCATION EV3

WeDo 2.0, explorando a construção de diferentes tipos de robôs, programações e testes de soluções para diferentes desafios, por meio de sensores ultrassônicos, luminosidade/presença, giroscópio e toque. A terceira geração da linha MINDSTORMS.

PROGRAMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL

Em 2018 implantamos o Programa Bilíngue para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e 6ºs. Anos. Os resultados foram tão positivos que esperamos atingir um número cada vez maior do nosso alunado. Em 2019 o Programa Bilíngue continuará opcional, mas temos certeza que em breve ele estará incluso em nossa Grade Curricular. As aulas acontecem diariamente, tendo por base os 4 PILARES DA EDUCAÇÃO da Unesco, como também conteúdos de Ciências, Geografia e Matemática correspondentes a cada nível de ensino.