16a. EDIÇÃO DO AUTO DO NATAL LUZ - O NATAL MISTERIOSO - ENCANTA O PÚBLICO! - 25/12/2019

 

16a. EDIÇÃO DO AUTO DO NATAL LUZ - O NATAL MISTERIOSO - ENCANTA O PÚBLICO!

Num Mundo onde concorremos a cada segundo com a instantaneidade das redes sociais, a desvirtuação dos meios tecnológicos quando usados para a divulgação de fake news, conteúdo de baixa categoria, mediocridade musical, realizar um espetáculo multicultural, inclusivo, solidário, plural, capaz de fazer crianças, jovens e adultos abrirem um Livro ou pesquisarem na Internet sobre outras culturas, países, tradições, mitos que permeiam o Inconsciente Coletivo da Humanidade, é motivo de orgulho e alegria o sucesso da 16a. Edição do AUTO DO NATAL LUZ - 'O NATAL MISTERIOSO'- que aconteceu na última sexta-feira (20/dezembro/2019).

Ver uma encenação como a do maravilhoso Texto inédito - O NATAL MISTERIOSO - do Autor e Dramaturgo paraibano,Tarcísio Pereira, realizada por crianças e jovens, da Educação Infantil até a Universidade, com a participação de atores e atrizes amadores da comunidade, com jovens Talentos Musicais locais e até de outras cidades, com Atores e Atrizes já conhecidos do público guarabirense, com Grupo de Ballet Clássico e Polular, com um repertório eclético, com Coralistas cantando em Português, Inglês, Espanhol, Sotho e Latim, é o resultado do trabalho de quem VIVE a Educação, a Arte e a Cultura com AMOR! O imenso público que prestigiou o #AutodoNatalLuz2019 na última sexta-feira (20/12) no Pátio do #ColegiodaLuzGbaPB , com certeza, saiu com lembranças que enriqueceram seus conhecimentos sobre tradições e lendas natalinas de lugares como Londres, Sevilha, África do Sul, México, Califórnia, Guarabira...

Viram danças tradicionais. Lendas que atualmente estão sendo resgatadas em países hispano-americanos, como a Lenda do PANDIGUEIRO. Ouviram Músicas como as lindas Baladas PRA SONHAR (M. Jeneci) e SO THIS IS CHRISTMAS (do Inglês, J. Lennon). O tradicional Gospel Sul Africano, SIYAHAMBA. Viram o Solo da Bailarina Neide Ramos (Profa. do Ballet Colégio da Luz, em uma homenagem póstuma ao seu Pai, o Bailarino paraibano José Enoch Ramos, um dos expoentes da Dança Flamenca no Brasil, dançando “Chocolate / Spanish Dance”, do Ballet/Musical de Natal “O Quebra-Nozes”, do Compositor russo, P. Tchaikovsky). O famoso Arranjo musical do Cantor RAPHAEL, de EL TAMBORILERO (baseado na Lenda de países de Língua Espanhola, O Menino do Tambor). As universais GLÓRIA IN EXCELSIS DEO e NOITE FELIZ (SILENT NIGHT) e a joia quase Armorial do Compositor Ednardo, PAVÃO MISTERIOSO, baseada no Cordel de mesmo nome, escrito há 96 anos pelo guarabirense José Camelo de Melo Rezende (sim, José Camelo nasceu em terras que, à época, pertenciam ao Município de Guarabira).

O grande Mestre da Literatura Brasileira, João Guimarães Rosa, já dizia que “A Vida é Plural”. O grande Poeta Ferreira Gullar, também disse que “A Arte existe porque a Vida não basta”. Como é reconfortante ter a certeza de que a nossa missão de educar vai bem mais além do que paredes. Temos o poder e o prazer de voarmos com as nossas crianças, jovens e quem mais quiser, num Pavão Misterioso, pelo Mundo fantástico do Belo, da Poesia, da boa Música, da boa Literatura, da coragem de criar e realizar. Somos populares e, ao mesmo tempo, temos asas para alçarmos vôos mais altos. É isso o que queremos ensinar às novas gerações, com o exemplo de um Poeta que anos atrás, sem nunca ter frequentado uma Universidade, sem nunca ostentar um título de Mestre e Doutor, sem nunca ter entrado numa Sala de Aula, teve a ousadia/coragem de um Miguel de Cervantes e seu improvável herói, Dom Quixote, para nos fazer voar com ele no Pavão Misterioso!

PARABÉNS ÀS PESSOAS QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, CONTRIBUIRAM PARA A REALIZAÇÃO DO AUTO DO NATAL LUZ 2019. GRATIDÃO AO PÚBLICO DE APROXIMADAMENTE 3.000 PESSOAS QUE TAMBÉM FOI SOLIDÁRIO COM A CAMPANHA DO NATAL SEM FOME, UMA VEZ QUE O ESPETÁCULO É GRATUITO E A SENHA FOI TROCADA POR 2k DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL. 

"A EDUCAÇÃO É O MOVIMENTO DA ESCURIDÃO PARA A LUZ" (A. Bloom)

COLÉGIO DA LUZ GUARABIRA - PB

QUEM ESTUDA, BRILHA!